Atualmente realizo atendimento e orientação escolar
COM CRIANÇAS DE 03 A 12 ANOS.
Atuo desde 1991 como educadora terapêutica oferecendo experiências com sucesso no tratamento e desenvolvimento global de crianças com necessidades educativas especiais.
De acordo com as necessidades de cada criança, o Núcleo IDEIA VIVA, desenvolve um programa de prevenção, educação, reeducação e reabilitação com o objetivo de levar á criança a viver suas questões cognitivas, psicomotoras, afetivas e sociais por meio do "fazer", tendo o seu próprio corpo como referência, para crescer, ser produtivo, ser social.
PARA QUE PROBLEMÁTICAS ?
Crianças com distúrbios no desenvolvimento, especialmente com base neurológica como, por exemplo:
Distúrbios de Aprendizagem - transtornos específicos da Leitura/Escrita/Cálculo e Coordenação
Déficits de Integração Sensorial
Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Transtornos de Personalidade e do Comportamento
Transtornos de Humor
Transtornos da Aprendizagem
Transtorno das Habilidades Motoras
Retardos de Desenvolvimento Psicomotor
OUTROS
Outro atendimento é o da estimulação precoce, com crianças de 2 a 5 anos de idade, nas áreas psicomotora, fala e linguagem. Também trabalho com crianças que apresentam, desde muito cedo, talentos e habilidades consideradas superdotação. Como definição, o termo "superdotado" é usado para indicar qualquer criança que se destaque das demais, numa habilidade geral ou específica, dentro de um campo de atuação relativamente largo ou estreito.
QUE MODELOS DE INTERVENÇÃO?
Preventivo:
Inclui a promoção e estimulação do desenvolvimento, incluindo a melhoria/manutenção de competências de autonomia ao longo de todas as fases da vida.
Educativo:
Nos contextos ditos em que se pretende essencialmente estimular o desenvolvimento psicomotor e o potencial de aprendizagem.
Reeducativo ou Terapêutico:
Quando a dinâmica do desenvolvimento e da aprendizagem está comprometida, ou ainda quando é necessário ultrapassar problemas psico-afetivos, de base relacional, que comprometem adaptabilidade da criança.
PARA QUE SERVE ?
- Compensar uma problemática situada na convergência do psiquismo e do somático, intervindo sobre as múltiplas impressões e expressões do corpo e atribuindo significação simbólica ao corpo em ação.
- Promover a regulação e harmonização tônico centrada sobre a maneira de estar no seu corpo (atitude postura, esquema corporal, descontração neuro- muscular).
- Promover movimentos funcionais e expressivos centrados sobre a maneira de agir com o seu corpo (coordenações, dissociações,praxias).
- Possibilitar a vivência da relação tônico-emocional com o psicomotricista através do corpo e do agir e das condições de adaptação.
COMO TRABALHO?
Utilizo uma das mais atualizadas metodologias de tratamento e ensino, a TERAPIA PSICOMOTORA, numa abordagem desenvolvimentista e ativa da aprendizagem com base na psicomotricidade.
Técnicas multissensoriais são empregadas para o alcance das respostas mais adequadas com relação ao desenvolvimento cognitivo-percepto-motor e ao comportamento:
- Técnicas de relaxação e de conscientização corporal
- Terapia e reeducação gnoso-práxica (saber/fazer)
- Educação gestual e postural
- Atividades expressivas e lúdicas (multissensorial)
- A brincadeira sensório-motora
- Atividades imitação/classificação/seriação/quantificação/
/espaço/tempo/medida
- A brincadeira simbólica
- Expressão plástica - desenho/pintura/modelagem/recorte/
/colagem
- Expressão corporal - som e movimento
QUAIS SÃO OS ELEMENTOS TRABALHADOS E DESENVOLVIDOS COMO PARTE DE UM TODO DA CRIANÇA ?
- esquema corporal/imagem corporal
- lateralidade
- estruturação espacial
- orientação temporal
- pré-escrita/escrita
- motricidade geral
- integração sensório-motora
- habilidades perceptivo-motoras
- desenvolvimento da linguagem
- habilidades conceituais
- habilidades sociais
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS QUE ESPERAMOS CONSTRUIR COM A CRIANÇA POR MEIO DO TRABALHO PREVENTIVO/EDUCATIVO/REEDUCATIVO ?
- capacidade de elaborar conceitos abstratos que constituem os “tijolos”para construir raciocínios.
- capacidade de analisar efeitos e encontrar a causa.
- capacidade de resolver problemas e de saber por que o problema surgiu.
- capacidade de gerar problemas para obter outras respostas.
- desenvolver CONFIANÇA/ AUTONOMIA /INICIATIVA diante do trabalho escolar e promover estas habilidades na sua vida social.
- desenvolver habilidades através de ações concretas - "o fazer" - lidando diretamente com pessoas, materiais e idéias.
- saber ESCOLHER A ATIVIDADE - a criança escolhe o que vai fazer; encorajá-las a escolherem e a tomarem decisões sobre o que fazer e como fazer.
- saber ESCOLHER OS MATERIAIS - materiais múltiplos com várias possibilidades de utilização proporcionando uma gama de técnicas e atividades diferentes.
- saber MANUSEAR OS MATERIAIS - a criança manuseia ativamente e com liberdade de criar coisas em que estão interessadas, descobrindo as propriedades, os conceitos, as relações existentes entre pessoas, materiais e idéias.
- desenvolver uma LINGUAGEM - as crianças falam sobre aquilo que estão a fazer, trocam experiências e o estilo de comunicação verbal e não verbal as encorajam dar respostas conforme a sua capacidade
- receber APOIO - o adulto utiliza os materiais da mesma maneira que as crianças, fala com elas no contexto do jogo e passa algum tempo observando-as. Como as crianças estão ATIVAMENTE envolvidas no que estão fazendo, ao trabalharem, realizam muitas experiências importantes e neste momento o adulto não as “ensina” e sim as reconhece e APOIA como um grande “parceiro do jogo”.
Porque é que a Terapia Ocupacional é importante para as crianças com
autismo?
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Neste artigo a terapeuta ocupacional Corinna Laurie, que exerce funções em
contexto escolar e é diretora da “*Evolve Children’s Therapy Services,
Ltd”, *e...
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