POSTAGENS

CORREDOR VERDE

CORREDOR VERDE

ENTRADA DO NÚCLEO IDEIA VIVA

ENTRADA DO NÚCLEO IDEIA VIVA
vista principal

ÁRVORES ENORMES / NATUREZA VIVA

ÁRVORES ENORMES / NATUREZA VIVA

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO

AMBIENTES /ATELIÊS DO MOVIMENTO

AMBIENTES /ATELIÊS DO MOVIMENTO

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

quinta-feira, 22 de julho de 2010

ATENDIMENTO CLÍNICO - EDUCAÇÃO E PSICOMOTRICIDADE

Atualmente realizo atendimento e orientação escolar
COM CRIANÇAS DE 03 A 12 ANOS.
Atuo desde 1991 como educadora terapêutica oferecendo experiências com sucesso no tratamento e desenvolvimento global de crianças com necessidades educativas especiais.

De acordo com as necessidades de cada criança, o Núcleo IDEIA VIVA, desenvolve um programa de prevenção, educação, reeducação e reabilitação com o objetivo de levar á criança a viver suas questões cognitivas, psicomotoras, afetivas e sociais por meio do "fazer", tendo o seu próprio corpo como referência, para crescer, ser produtivo, ser social.

PARA QUE PROBLEMÁTICAS ?
 Crianças com distúrbios no desenvolvimento, especialmente com base neurológica como, por exemplo:

Distúrbios de Aprendizagem - transtornos específicos da Leitura/Escrita/Cálculo e Coordenação

Déficits de Integração Sensorial

Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Transtornos de Personalidade e do Comportamento

Transtornos de Humor

Transtornos da Aprendizagem

Transtorno das Habilidades Motoras

Retardos de Desenvolvimento Psicomotor

OUTROS
Outro atendimento é o da estimulação precoce, com crianças de 2 a 5 anos de idade, nas áreas psicomotora, fala e linguagem. Também trabalho com crianças que apresentam, desde muito cedo, talentos e habilidades consideradas superdotação. Como definição, o termo "superdotado" é usado para indicar qualquer criança que se destaque das demais, numa habilidade geral ou específica, dentro de um campo de atuação relativamente largo ou estreito.

QUE MODELOS DE INTERVENÇÃO?
 Preventivo:
Inclui a promoção e estimulação do desenvolvimento, incluindo a melhoria/manutenção de competências de autonomia ao longo de todas as fases da vida.
Educativo:
Nos contextos ditos em que se pretende essencialmente estimular o desenvolvimento psicomotor e o potencial de aprendizagem.

Reeducativo ou Terapêutico:
Quando a dinâmica do desenvolvimento e da aprendizagem está comprometida, ou ainda quando é necessário ultrapassar problemas psico-afetivos, de base relacional, que comprometem adaptabilidade da criança.

PARA QUE SERVE ?
- Compensar uma problemática situada na convergência do psiquismo e do somático, intervindo sobre as múltiplas impressões e expressões do corpo e atribuindo significação simbólica ao corpo em ação.
- Promover a regulação e harmonização tônico centrada sobre a maneira de estar no seu corpo (atitude postura, esquema corporal, descontração neuro- muscular).
- Promover movimentos funcionais e expressivos centrados sobre a maneira de agir com o seu corpo (coordenações, dissociações,praxias).
- Possibilitar a vivência da relação tônico-emocional com o psicomotricista através do corpo e do agir e das condições de adaptação.

COMO TRABALHO?
Utilizo uma das mais atualizadas metodologias de tratamento e ensino, a TERAPIA PSICOMOTORA, numa abordagem desenvolvimentista e ativa da aprendizagem com base na psicomotricidade.



Técnicas multissensoriais são empregadas para o alcance das respostas mais adequadas com relação ao desenvolvimento cognitivo-percepto-motor e ao comportamento:
 - Técnicas de relaxação e de conscientização corporal

- Terapia e reeducação gnoso-práxica (saber/fazer)

- Educação gestual e postural

- Atividades expressivas e lúdicas (multissensorial)

- A brincadeira sensório-motora

- Atividades imitação/classificação/seriação/quantificação/

/espaço/tempo/medida

- A brincadeira simbólica

- Expressão plástica - desenho/pintura/modelagem/recorte/

/colagem

- Expressão corporal - som e movimento



QUAIS SÃO OS ELEMENTOS TRABALHADOS E DESENVOLVIDOS COMO PARTE DE UM TODO DA CRIANÇA ?
 - esquema corporal/imagem corporal

- lateralidade

- estruturação espacial

- orientação temporal

- pré-escrita/escrita

- motricidade geral

- integração sensório-motora

- habilidades perceptivo-motoras

- desenvolvimento da linguagem

- habilidades conceituais

- habilidades sociais


QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS QUE ESPERAMOS CONSTRUIR COM A CRIANÇA POR MEIO DO TRABALHO PREVENTIVO/EDUCATIVO/REEDUCATIVO ?

- capacidade de elaborar conceitos abstratos que constituem os “tijolos”para construir raciocínios.
- capacidade de analisar efeitos e encontrar a causa.
- capacidade de resolver problemas e de saber por que o problema surgiu.
- capacidade de gerar problemas para obter outras respostas.
- desenvolver CONFIANÇA/ AUTONOMIA /INICIATIVA diante do trabalho escolar e promover estas habilidades na sua vida social.

- desenvolver habilidades através de ações concretas - "o fazer" - lidando diretamente com pessoas, materiais e idéias.

- saber ESCOLHER A ATIVIDADE - a criança escolhe o que vai fazer; encorajá-las a escolherem e a tomarem decisões sobre o que fazer e como fazer.

- saber ESCOLHER OS MATERIAIS - materiais múltiplos com várias possibilidades de utilização proporcionando uma gama de técnicas e atividades diferentes.
- saber MANUSEAR OS MATERIAIS - a criança manuseia ativamente e com liberdade de criar coisas em que estão interessadas, descobrindo as propriedades, os conceitos, as relações existentes entre pessoas, materiais e idéias.
- desenvolver uma LINGUAGEM - as crianças falam sobre aquilo que estão a fazer, trocam experiências e o estilo de comunicação verbal e não verbal as encorajam dar respostas conforme a sua capacidade
- receber APOIO - o adulto utiliza os materiais da mesma maneira que as crianças, fala com elas no contexto do jogo e passa algum tempo observando-as. Como as crianças estão ATIVAMENTE envolvidas no que estão fazendo, ao trabalharem, realizam muitas experiências importantes e neste momento o adulto não as “ensina” e sim as reconhece e APOIA como um grande “parceiro do jogo”.


Corpo em movimento

Corpo em movimento
Guilherme se deliciando na areia da praia

o prazer de se sentir livre

sentir o corpo como fonte de emoção

ele sabe o que pode viver em seu corpo

ele sabe o que pode perceber com o seu próprio corpo

PESQUISE

SEJA CURIOSO