POSTAGENS

CORREDOR VERDE

CORREDOR VERDE

ENTRADA DO NÚCLEO IDEIA VIVA

ENTRADA DO NÚCLEO IDEIA VIVA
vista principal

ÁRVORES ENORMES / NATUREZA VIVA

ÁRVORES ENORMES / NATUREZA VIVA

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO

AMBIENTES /ATELIÊS DO MOVIMENTO

AMBIENTES /ATELIÊS DO MOVIMENTO

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CURSO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

                 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

O corpo integral é o instrumento para a
aprendizagem escolar



MINISTRANTE
 Profa. Patrícia Arruda da Fonseca – Pedagoga e Psicomotricista


OBJETIVO
 Instrumentalizar e aperfeiçoar o professor para ensinar crianças de 03 a 12 anos por meio de uma abordagem de base desenvolvimentista e ativa da aprendizagem com base na psicomotricidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

. Estágios de Desenvolvimento segundo Piaget e os neuro blocos de Luria

. Desenvolvimento Psicomotor: como acontece?

. O cérebro de Luria: os três neuroblocos e a sua estruturação funcional.

. Tratamento de distúrbios de Aprendizagem: PREVENÇÃO, EDUCAÇÃO E REEDUCAÇÃO

. Programa de Recursos Psicoeducacionais

. Necessidades educacionais especiais: como trabalhar para atender as crianças em sala de aula com suas diversas características de desenvolvimento psicomotor.

. As dimensões da criança e o currículo escolar – MATÉRIA, VIDA, CORPO, EXPRESSÃO.

. Perfil Psicomotor – O que considerar no diagnóstico da criança? Como desenvolver um planejamento adequado para a criança que apresenta dificuldades de aprendizagem?

. Unidades Funcionais de Luria: Atenção, Processamento e Planificação. O que avaliar e como avaliar? Aplicabilidade dos resultados.

. O desenvolvimento psicomotor : A linguagem, o corpo, o movimento e os afetos.

. Habilidades psicomotoras e o processo de Alfabetização.

. Atividades multissensoriais para desenvolver o processo de ler, escrever e calcular na criança : orientação psicomotora.

. os distúrbios de aprendizado e os distúrbios psicomotores: como reconhecê-los e como trabalhar pedagógicamente.

. Aspectos Cognitivos, Psicoafetivos e Psicomotores – observação, aplicabilidade, desenvolvimento, diagnóstico.

. Planejamento/Avaliação/Aplicabilidade: como reconhecer o grupo, acertar nas propostas e obter resultados.


LOCAL:
Núcleo IDEIA VIVA–  Educação e Psicomotricidade
Rua: Rodolfo Jose Pinho, 1334 – Jardim São Bento – Campo Grande – MS

PÚBLICO ALVO
Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 , Coordenadores Pedagógicos, Acadêmicos na área da Educação.


INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES
Núcleo IDEIA VIVA – Educação e Psicomotricidade
Rua: Rodolfo Jose Pinho, 1334 – Jardim São Bento – Campo Grande – MS
Email: nucleoideiaviva@yahoo.com.br
Fone: 67 . 33018857 ou 67.92806930
www.nucleoideiaviva.com.br



CURSO PSICOMOTRICIDADE


PSICOMOTRICIDADE
        A idéia viva do corpo em movimento



MINISTRANTE
 Profa. Patrícia Arruda da Fonseca – Pedagoga e Psicomotricista


OBJETIVO
 Instrumentalizar e aperfeiçoar o professor para desenvolver crianças de 03 a 12 anos em seus aspectos afetivo, motor,cognitivo e social, por meio de técnicas multissensoriais com base na psicomotricidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

. Psicomotricidade: gênese, filogênese e ontogênese.

. O cérebro de Lúria: as três unidades básicas necessárias para qualquer tipo de aprendizagem – atenção, processamento e planificação.

. Le Boulch: A linha educativa do método Psico-Cinético de Educação pelo Movimento.

. Piaget, Vygotsky e Luria: a união que promove o sucesso de crianças durante o seu processo de aprendizagem.

. Wallon e Ajuriaguerra: o corpo como instrumento de aprendizagem.

. Vitor da Fonseca: as dificuldades de aprendizagem na educação básica e a psicomotricidade.

. As funções de base psicomotora que pertencem ao processo de aprendizagem da leitura, da escrita e do cálculo – crianças de 03 a 12 anos.

. Bases psicofuncionais da pré-alfabetização, alfabetização e alfabetização precoce.

. Grafomotricidade

. Psicomotricidade e a estimulação precoce: alfabetização e o corpo da criança.

. A alfabetização e o corpo da criança: técnicas e atividades de linguagem, leitura e escrita, com base na psicomotricidade.

. Distúrbios psicomotores e de aprendizado: disgrafia, discalculia, disortografia, dislexia e outros.

. Psicomotricidade e suas atividades multissensoriais e lúdicas: como organizar uma bateria de atividades seqüenciais para aplicar em sala de aula.

. O que observar e como avaliar quando a criança está brincando e aprendendo: aspectos cognitivos, afetivos, motores e sociais.

. Como planejar/rever/fazer durante o processo de aprendizagem em sala de aula: dinâmica de observação, análise e avaliação.


LOCAL
Núcleo IDEIA VIVA–  Educação e Psicomotricidade
Rua: Rodolfo Jose Pinho, 1334 – Jardim São Bento – Campo Grande – MS


PÚBLICO ALVO
Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 , Coordenadores Pedagógicos, Acadêmicos na área da Educação.


INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES
Núcleo IDEIA VIVA – Educação e Psicomotricidade
Rua: Rodolfo Jose Pinho, 1334 – Jardim São Bento – Campo Grande – MS
Email: nucleoideiaviva@yahoo.com.br
Fone: 67 . 33018857 ou 67.92806930
Site: http://www.nucleoideiaviva.com.br/
FACEBOOK

CURSO MÉTODO CIRANDA



MÉTODO CIRANDA


Uma abordagem desenvolvimentista e ativa da aprendizagem: a criança aprende
por meio de pessoas, materiais e ideias.



MINISTRANTE

Profa. Patrícia Arruda da Fonseca – Pedagoga e Psicomotricista

OBJETIVO
 Instrumentalizar e aperfeiçoar o professor para desenvolver ações pedagógicas de ensino e aprendizagem - com competência, qualidade, segurança e conhecimento por meio de um programa de aprendizagem de base desenvolvimentista e ativa que garante o aprendizado da criança de 03 a 12 anos, seja ela comprometida ou não neurológicamente.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

. Método Ciranda: Fundamentação da abordagem desenvolvimentista e ativa da aprendizagem com crianças de 03 a 12 anos.

. Currículo de quatro partes: MATÉRIA, VIDA, CORPO, EXPRESSÃO.

. O educador e o educando: a relação CORPO/MENTE/AFETO.

. Aprendizagem Ativa: escolha, materiais, manuseio, linguagem, apoio.

. Técnicas multissensoriais de base psicomotora: aprendizagem por meio de pessoas, materiais e ideias.

. A ação sócio-psicomotora por meio do fazer tendo o seu próprio corpo como referência de aprendizagem.

. Ambiente e os recursos materiais: organização e trabalho – aplicabilidade.

. Planejamento/Avaliação: como reconhecer o grupo, acertar nas propostas e obter resultados.

. Planejar-fazer-rever: as crianças planejam as suas ações, realizam as atividades planejadas e evocam o que realizaram.

. Rotina diária: previsível , funcional, diretiva e prática – divisão dos períodos e das ações pedagógicas.

. Trabalho em equipe: livre, individual, em pequenos grupos e em grandes grupos; traçar metas, divisão de tarefas, organização das ações, aplicabilidade e avaliação periódica.

. Lidar com as necessidades educativas especiais de cada criança: anamnese , diagnóstico, avaliação, os aspectos distintos de um estilo de reação correta, estratégias e técnicas funcionais para lidar com diversos comportamentos e problemáticas no campo do desenvolvimento neurológico com base na psicomotricidade.



LOCAL
Núcleo IDEIA VIVA–  Educação e Psicomotricidade
Rua: Rodolfo Jose Pinho, 1334 – Jardim São Bento – Campo Grande – MS

PÚBLICO ALVO:
Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 , Coordenadores Pedagógicos, Acadêmicos na área da Educação.


INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES:

Núcleo IDEIA VIVA –  Educação e Psicomotricidade
Rua: Rodolfo Jose Pinho, 1334 – Jardim São Bento – Campo Grande – MS
Email: nucleoideiaviva@yahoo.com.br
Fone: 67 . 33018857 ou 67.92806930
http://www.nucleoideiaviva.com.br/

INFORMAÇÕES GERAIS DOS CURSOS OFERECIDOS PELO NÚCLEO IDEIA VIVA


                            INFORMAÇÕES BÁSICAS DOS CURSOS


O Núcleo Ideia Viva tem um formato muito diferente de oferecer os cursos.

Como você é um profissional que tem uma carga horária muito intensa de trabalho, nós lhe oferecemos várias opções de escolha para realizar um de nossos cursos. Você escolhe os seus horários, os dias da semana, a carga horária, o valor do investimento e o tema do curso.

Basta caminhar pelo blog que você irá descobrir o que deseja aprender.

Todos os nossos cursos são presenciais e a certificação é imediata . Material didático completo e você escolhe como quer reber o conteúdo do curso, em CD ou Apostila.

LEIA COM ATENÇÃO AS INFORMAÇÕES ABAIXO !

Escolher não é fácil. Por isso pegue uma caneta e papel para anotar as suas preferências de horário e dias , carga horária , investimento e tema. Se você sentir dificuldade, entre em contato com o Núcleo Ideia Viva , que nós te ajudaremos. Este perfil de atendimento não é o usual, e tudo que é novo, demoramos um pouco mais para entender. Boa leitura!

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE OS CURSOS

DATA

ESCOLHA O SEU DIA: você pode escolher até cinco dias corridos.Não se preocupe com o mês, apenas com os dias da semana. O dia do início do curso é você quem vai me dizer.

SEGUNDA

TERÇA

QUINTA

SEXTA

SÁBADO



HORÁRIO

ESCOLHA O SEU HORÁRIO: você só pode escolher apenas um período .

- manhã – das 07:30h às 11:00h

- tarde – das 13:30h às 17:00h

- noite – das 19:30h às 22:30h



TEMA DOS CURSOS: você pode escolher apenas um tema.

Todos os temas abrangem a educação especial, todos os níveis de desordens de aprendizagem, como ensinar, como avaliar e como planejar.

CURSO – ALFABETIZAÇÃO

CURSO – DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

CURSO – PSICOMOTRICIDADE

CURSO – MÉTODO CIRANDA

Veja no site http://www.nucleoideiaviva.com.br/ o conteúdo de cada curso.

CARGA HORÁRIA

ESCOLHA A CARGA HORÁRIA: você só pode escolher uma carga horária. Pense que ela poderá ser realizada em vários meses conforme a sua disponibilidade de tempo. Quanto maior a carga horária, maior a duração do curso.

- curso com 40 horas – apenas teórico

- curso com 80 horas – 80% teórico e 20% prática

- curso com 120 horas – 50% prática e 50% teórico

- curso com 200 horas – 50% prática e 50% teórico

A prática consiste na aplicabilidade ativa e dinâmica do conteúdo, por meio de atividades e técnicas multissensoriais, através de pessoas , materiais e idéias, com base na psicomotricidade.

INVESTIMENTO

FORMA DE PAGAMENTO: o valor é mensal, vamos pensar por meio de um exemplo.

Se você escolher um curso de 40 horas e organizá-lo em apenas um mês, você pagará R$ 100,00 pelo curso. Mas se você escolher a carga horária de 40 horas e organizá-la em dois meses, o valor do curso será R$ 100,00 por cada mês.

- 40 horas – R$ 100,00 – mensal

- 80 horas – R$ 150,00 – mensal

- 120 horas – R$ 200,00 – mensal

- 200 horas – R$250,00 – mensal

LOCAL

Núcleo IDEIA VIVA - Eduacação e Psicomotricidade
Rua: Rodolfo Jose Pinho, 1334 – Jardim São Bento – Campo Grande – MS


PÚBLICO ALVO

Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 , Coordenadores Pedagógicos, Acadêmicos da área da Educação

Psicólogos, Psicopedagogos, Psicomotricistas, Fonoaudiólogos e outros Educadores


MINISTRANTE: Profa. Patrícia Arruda da Fonseca – Pedagoga e Psicomotricista

OBJETIVO
 Instrumentalizar, capacitar, atualizar e aperfeiçoar o professor para ensinar crianças de 03 a 12 anos por meio de uma abordagem de desenvolvimentista e ativa da aprendizagem com base psicomotora, que se encaixa em qualquer metodologia de ensino e para todas as populações de crianças, inclusive as crianças que apresentam problemas de base neurológica.


CURSO PERSONALIZADO PARA AS ESCOLAS: tema, abordagem e valor à combinar – grupo mínimo de 5 profissionais.


INFORMAÇÕES

Núcleo IDEIA VIVA –  Educação e Psicomotricidade
Rua: Rodolfo Jose Pinho, 1334 – Jardim São Bento – Campo Grande – MS
Fones: 67.92806930 ou 67.33018857


Email: nucleoideiaviva@com.br

Blog: http://www.ideiaviva.ning.com/
Blog: http://ideiavivablogspotcom.blogspot.com/
Site: http://www.nucleoideiaviva.com.br/

Corpo em movimento

Corpo em movimento
Guilherme se deliciando na areia da praia

o prazer de se sentir livre

sentir o corpo como fonte de emoção

ele sabe o que pode viver em seu corpo

ele sabe o que pode perceber com o seu próprio corpo

PESQUISE

SEJA CURIOSO