POSTAGENS

CORREDOR VERDE

CORREDOR VERDE

ENTRADA DO NÚCLEO IDEIA VIVA

ENTRADA DO NÚCLEO IDEIA VIVA
vista principal

ÁRVORES ENORMES / NATUREZA VIVA

ÁRVORES ENORMES / NATUREZA VIVA

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO

AMBIENTES /ATELIÊS DO MOVIMENTO

AMBIENTES /ATELIÊS DO MOVIMENTO

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CURSO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

                 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

O corpo integral é o instrumento para a
aprendizagem escolar



MINISTRANTE
 Profa. Patrícia Arruda da Fonseca – Pedagoga e Psicomotricista


OBJETIVO
 Instrumentalizar e aperfeiçoar o professor para ensinar crianças de 03 a 12 anos por meio de uma abordagem de base desenvolvimentista e ativa da aprendizagem com base na psicomotricidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

. Estágios de Desenvolvimento segundo Piaget e os neuro blocos de Luria

. Desenvolvimento Psicomotor: como acontece?

. O cérebro de Luria: os três neuroblocos e a sua estruturação funcional.

. Tratamento de distúrbios de Aprendizagem: PREVENÇÃO, EDUCAÇÃO E REEDUCAÇÃO

. Programa de Recursos Psicoeducacionais

. Necessidades educacionais especiais: como trabalhar para atender as crianças em sala de aula com suas diversas características de desenvolvimento psicomotor.

. As dimensões da criança e o currículo escolar – MATÉRIA, VIDA, CORPO, EXPRESSÃO.

. Perfil Psicomotor – O que considerar no diagnóstico da criança? Como desenvolver um planejamento adequado para a criança que apresenta dificuldades de aprendizagem?

. Unidades Funcionais de Luria: Atenção, Processamento e Planificação. O que avaliar e como avaliar? Aplicabilidade dos resultados.

. O desenvolvimento psicomotor : A linguagem, o corpo, o movimento e os afetos.

. Habilidades psicomotoras e o processo de Alfabetização.

. Atividades multissensoriais para desenvolver o processo de ler, escrever e calcular na criança : orientação psicomotora.

. os distúrbios de aprendizado e os distúrbios psicomotores: como reconhecê-los e como trabalhar pedagógicamente.

. Aspectos Cognitivos, Psicoafetivos e Psicomotores – observação, aplicabilidade, desenvolvimento, diagnóstico.

. Planejamento/Avaliação/Aplicabilidade: como reconhecer o grupo, acertar nas propostas e obter resultados.


LOCAL:
Núcleo IDEIA VIVA–  Educação e Psicomotricidade
Rua: Rodolfo Jose Pinho, 1334 – Jardim São Bento – Campo Grande – MS

PÚBLICO ALVO
Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 , Coordenadores Pedagógicos, Acadêmicos na área da Educação.


INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES
Núcleo IDEIA VIVA – Educação e Psicomotricidade
Rua: Rodolfo Jose Pinho, 1334 – Jardim São Bento – Campo Grande – MS
Email: nucleoideiaviva@yahoo.com.br
Fone: 67 . 33018857 ou 67.92806930
www.nucleoideiaviva.com.br



Nenhum comentário:

Corpo em movimento

Corpo em movimento
Guilherme se deliciando na areia da praia

o prazer de se sentir livre

sentir o corpo como fonte de emoção

ele sabe o que pode viver em seu corpo

ele sabe o que pode perceber com o seu próprio corpo

PESQUISE

SEJA CURIOSO