POSTAGENS

CORREDOR VERDE

CORREDOR VERDE

ENTRADA DO NÚCLEO IDEIA VIVA

ENTRADA DO NÚCLEO IDEIA VIVA
vista principal

ÁRVORES ENORMES / NATUREZA VIVA

ÁRVORES ENORMES / NATUREZA VIVA

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO

AMBIENTES /ATELIÊS DO MOVIMENTO

AMBIENTES /ATELIÊS DO MOVIMENTO

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CURSO PSICOMOTRICIDADE


PSICOMOTRICIDADE
        A idéia viva do corpo em movimento



MINISTRANTE
 Profa. Patrícia Arruda da Fonseca – Pedagoga e Psicomotricista


OBJETIVO
 Instrumentalizar e aperfeiçoar o professor para desenvolver crianças de 03 a 12 anos em seus aspectos afetivo, motor,cognitivo e social, por meio de técnicas multissensoriais com base na psicomotricidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

. Psicomotricidade: gênese, filogênese e ontogênese.

. O cérebro de Lúria: as três unidades básicas necessárias para qualquer tipo de aprendizagem – atenção, processamento e planificação.

. Le Boulch: A linha educativa do método Psico-Cinético de Educação pelo Movimento.

. Piaget, Vygotsky e Luria: a união que promove o sucesso de crianças durante o seu processo de aprendizagem.

. Wallon e Ajuriaguerra: o corpo como instrumento de aprendizagem.

. Vitor da Fonseca: as dificuldades de aprendizagem na educação básica e a psicomotricidade.

. As funções de base psicomotora que pertencem ao processo de aprendizagem da leitura, da escrita e do cálculo – crianças de 03 a 12 anos.

. Bases psicofuncionais da pré-alfabetização, alfabetização e alfabetização precoce.

. Grafomotricidade

. Psicomotricidade e a estimulação precoce: alfabetização e o corpo da criança.

. A alfabetização e o corpo da criança: técnicas e atividades de linguagem, leitura e escrita, com base na psicomotricidade.

. Distúrbios psicomotores e de aprendizado: disgrafia, discalculia, disortografia, dislexia e outros.

. Psicomotricidade e suas atividades multissensoriais e lúdicas: como organizar uma bateria de atividades seqüenciais para aplicar em sala de aula.

. O que observar e como avaliar quando a criança está brincando e aprendendo: aspectos cognitivos, afetivos, motores e sociais.

. Como planejar/rever/fazer durante o processo de aprendizagem em sala de aula: dinâmica de observação, análise e avaliação.


LOCAL
Núcleo IDEIA VIVA–  Educação e Psicomotricidade
Rua: Rodolfo Jose Pinho, 1334 – Jardim São Bento – Campo Grande – MS


PÚBLICO ALVO
Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 , Coordenadores Pedagógicos, Acadêmicos na área da Educação.


INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES
Núcleo IDEIA VIVA – Educação e Psicomotricidade
Rua: Rodolfo Jose Pinho, 1334 – Jardim São Bento – Campo Grande – MS
Email: nucleoideiaviva@yahoo.com.br
Fone: 67 . 33018857 ou 67.92806930
Site: http://www.nucleoideiaviva.com.br/
FACEBOOK

Nenhum comentário:

Corpo em movimento

Corpo em movimento
Guilherme se deliciando na areia da praia

o prazer de se sentir livre

sentir o corpo como fonte de emoção

ele sabe o que pode viver em seu corpo

ele sabe o que pode perceber com o seu próprio corpo

PESQUISE

SEJA CURIOSO