POSTAGENS

CORREDOR VERDE

CORREDOR VERDE

ENTRADA DO NÚCLEO IDEIA VIVA

ENTRADA DO NÚCLEO IDEIA VIVA
vista principal

ÁRVORES ENORMES / NATUREZA VIVA

ÁRVORES ENORMES / NATUREZA VIVA

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO

AMBIENTES /ATELIÊS DO MOVIMENTO

AMBIENTES /ATELIÊS DO MOVIMENTO

ESPAÇO VIVO

ESPAÇO VIVO
Núcleo Ideia Viva

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CURSO MÉTODO CIRANDA



MÉTODO CIRANDA


Uma abordagem desenvolvimentista e ativa da aprendizagem: a criança aprende
por meio de pessoas, materiais e ideias.



MINISTRANTE

Profa. Patrícia Arruda da Fonseca – Pedagoga e Psicomotricista

OBJETIVO
 Instrumentalizar e aperfeiçoar o professor para desenvolver ações pedagógicas de ensino e aprendizagem - com competência, qualidade, segurança e conhecimento por meio de um programa de aprendizagem de base desenvolvimentista e ativa que garante o aprendizado da criança de 03 a 12 anos, seja ela comprometida ou não neurológicamente.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

. Método Ciranda: Fundamentação da abordagem desenvolvimentista e ativa da aprendizagem com crianças de 03 a 12 anos.

. Currículo de quatro partes: MATÉRIA, VIDA, CORPO, EXPRESSÃO.

. O educador e o educando: a relação CORPO/MENTE/AFETO.

. Aprendizagem Ativa: escolha, materiais, manuseio, linguagem, apoio.

. Técnicas multissensoriais de base psicomotora: aprendizagem por meio de pessoas, materiais e ideias.

. A ação sócio-psicomotora por meio do fazer tendo o seu próprio corpo como referência de aprendizagem.

. Ambiente e os recursos materiais: organização e trabalho – aplicabilidade.

. Planejamento/Avaliação: como reconhecer o grupo, acertar nas propostas e obter resultados.

. Planejar-fazer-rever: as crianças planejam as suas ações, realizam as atividades planejadas e evocam o que realizaram.

. Rotina diária: previsível , funcional, diretiva e prática – divisão dos períodos e das ações pedagógicas.

. Trabalho em equipe: livre, individual, em pequenos grupos e em grandes grupos; traçar metas, divisão de tarefas, organização das ações, aplicabilidade e avaliação periódica.

. Lidar com as necessidades educativas especiais de cada criança: anamnese , diagnóstico, avaliação, os aspectos distintos de um estilo de reação correta, estratégias e técnicas funcionais para lidar com diversos comportamentos e problemáticas no campo do desenvolvimento neurológico com base na psicomotricidade.



LOCAL
Núcleo IDEIA VIVA–  Educação e Psicomotricidade
Rua: Rodolfo Jose Pinho, 1334 – Jardim São Bento – Campo Grande – MS

PÚBLICO ALVO:
Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 , Coordenadores Pedagógicos, Acadêmicos na área da Educação.


INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES:

Núcleo IDEIA VIVA –  Educação e Psicomotricidade
Rua: Rodolfo Jose Pinho, 1334 – Jardim São Bento – Campo Grande – MS
Email: nucleoideiaviva@yahoo.com.br
Fone: 67 . 33018857 ou 67.92806930
http://www.nucleoideiaviva.com.br/

Nenhum comentário:

Corpo em movimento

Corpo em movimento
Guilherme se deliciando na areia da praia

o prazer de se sentir livre

sentir o corpo como fonte de emoção

ele sabe o que pode viver em seu corpo

ele sabe o que pode perceber com o seu próprio corpo

PESQUISE

SEJA CURIOSO